Vanessa Guarani Ratton

Foto do autor Vanessa Guarani Ratton

Nasceu na cidade de Santos, São Paulo. É descendente de indígenas guarani mbya, por parte de pai, e de italianos, por parte de mãe. Jornalista e professora, é formada em Jornalismo e Letras, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Também possui pós-graduação em Teatro Brasileiro, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, Psicopedagogia e Livros para a Infância.

Poeta e autora de diversos livros infantis e juvenis, foi editora e coorganizadora do Álbum Guerreiras da Ancestralidade, obra vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Foi finalista do Prêmio Barco a Vapor 2023 e do Prêmio Nelly Novaes Coelho da UBE/USP.

Seu nome indígena é Ara Poti, que significa “flor da manhã”. A partir de visitas à aldeia da família, na Reserva Indígena Rio Silveira, no litoral de São Paulo, passou a reaprender as histórias, os costumes e a cultura guarani, os quais hoje compartilha em sua literatura. Defende a mãe terra e acredita na força da palavra como caminho para a harmonia.

Pela Editora do Brasil, publicou o livro Sementes.

Conheça as obras do autor

Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.