Gamificação e tecnologia: transformando o ensino da Geografia
28 de agosto de 2025
Vivemos em um mundo repleto de possibilidades tecnológicas que impactam diversos aspectos da sociedade, incluindo a educação. Nesse contexto, professores têm a oportunidade de transformar suas práticas pedagógicas por meio de ferramentas inovadoras que promovem o engajamento e a motivação dos alunos, como a gamificação.
O papel da gamificação no ensino
Segundo a obra Gamification, conceito explorado por Flora Alves sobre o tema, a gamificação apresenta-se como uma estratégia capaz de tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo. Essa abordagem utiliza elementos de jogos, como desafios e missões, para criar uma experiência educativa envolvente. Jogos como SimCity, GeoGuessr e Minecraft Education Edition são exemplos práticos de como a tecnologia pode ser aplicada para explorar paisagens, criar modelos urbanos e compreender relações socioeconômicas e geográficas.
Além disso, ferramentas como Google Earth e aplicativos de mapas interativos ampliam o acesso a informações em tempo real, permitindo uma análise detalhada de fenômenos globais. A combinação dessas tecnologias com plataformas educacionais, como a Khan Academy, potencializa o aprendizado.
Desafios e cuidados no uso da tecnologia
Apesar dos benefícios, o uso excessivo das tecnologias em sala de aula traz desafios, como a exposição ao bullying virtual e problemas de concentração. Um estudo da revista NeuroImage faz um alerta para os impactos do tempo excessivo de tela no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças e adolescentes. Outro ponto importante é a desigualdade no acesso à tecnologia, o que pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem.
“Nesse sentido, é fundamental que a comunidade escolar reivindique, junto aos órgãos competentes do município ou do estado, recursos humanos e financeiros para implementar salas de informática conectadas à web, assim como a disponibilização controlada de sinal de Wi-Fi para uso pedagógico no ambiente da escola”, destaca Andressa Turcatel, autora da coleção GEO, de livros didáticos de Geografia, pela Editora do Brasil, bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A importância do planejamento pedagógico
“O êxito pedagógico do uso desses recursos digitais em sala de aula depende de uma série de fatores, os quais o docente deve observar previamente. Podemos citar, por exemplo, a adequação do conteúdo do game à faixa etária, evitando, inclusive, jogos violentos ou com algum tipo de conotação discriminatória ou sexual; o tempo de uso da rede social para a postagem dos vídeos; a alternância entre aulas práticas e aulas com contexto mais teórico e explicativo; o número de aulas destinadas às competições ou à elaboração dos vídeos etc. Vale lembrar que é fundamental que tudo seja planejado cuidadosamente pelo docente, de forma que consiga atingir os objetivos preestabelecidos”, enfatiza Levon Boligian, autor da coleção GEO, de livros didáticos de Geografia, pela Editora do Brasil, licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Para garantir que a introdução de tecnologia nas aulas de Geografia seja eficaz, é essencial que os professores realizem um planejamento cuidadoso. Isso inclui:
- escolher ferramentas apropriadas para a faixa etária e alinhadas aos objetivos das aulas;
- alternar atividades online e offline para evitar a dependência digital;
- monitorar o tempo dedicado às tecnologias durante as aulas.
Um planejamento bem estruturado permite medir os impactos da tecnologia no aprendizado e ajustar as práticas quando necessário, aumentando o engajamento dos alunos e otimizando os recursos disponíveis.
Saiba mais sobre gamificação lendo outro artigo que produzimos sobre o tema no nosso blog!
Sobre os autores
Levon Boligian
Autor da coleção GEO, de livros didáticos de Geografia, pela Editora do Brasil, licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), doutor em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor no Instituto Federal Catarinense (IFC).
Andressa Turcatel
Autora da coleção GEO, de livros didáticos de Geografia, pela Editora do Brasil, bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestra em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), arte-educadora licenciada em Artes Visuais pela UEL e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Levon e Andressa são os autores da obra Interação Geografia, aprovada no PNLD 2026 Ensino Médio. Baixe a obra na íntegra no site: https://pnldensinomedio.editoradobrasil.com.br/livro-didatico/geografia-espaco-e-identidade/