29 de maio de 2025
Figuras Históricas do Brasil: quem é Niède Guidon e como ensiná-la em sala de aula?
Niède Guidon. Só esse nome já levanta debates, entusiasmos e até algumas controvérsias. Mas também acende uma oportunidade rara: mostrar aos estudantes que ciência se faz com coragem, imaginação e, às vezes, enfrentando o mundo. Poucos personagens representam tão bem a interseção entre descobertas científicas, preservação ambiental e transformação social no Brasil. Neste primeiro texto [...]
Ler mais >
22 de maio de 2025
Brincar na escola é coisa séria
Uma escola silenciosa pode parecer ideal aos olhos de um adulto. Mas será que apenas o silêncio ensina? No Dia Mundial do Brincar (28 de maio), vale inverter a lógica: o barulho das brincadeiras é o som da aprendizagem viva. Brincar na escola não é perda de tempo. É um investimento no futuro. E não [...]
Ler mais >
14 de maio de 2025
Educação ambiental: como formar cidadãos conscientes e comprometidos com a atualidade?
Por meio da educação ambiental, jovens podem fazer a diferença no futuro do planeta Por Gabriel de Moura Silva Nos últimos anos, presenciamos grandes desastres socioambientais que reforçaram ainda mais o alerta sobre a urgência de cuidar do planeta, como o ocorrido em 2024, no Rio Grande do Sul, com enchentes e alagamentos que atingiram [...]
Ler mais >
14 de maio de 2025
Como usar mapas para ensinar sobre migração?
Quando falamos de migração, estamos falando de movimento. Pessoas que mudam de lugar, por diferentes motivos e em diferentes contextos, fazem parte de uma realidade global que impacta sociedades, culturas, economias e modos de vida. Mas como abordar esse tema em sala de aula de forma acessível, engajadora e com apoio visual? Usar mapas é [...]
Ler mais >
9 de maio de 2025
Inteligência artificial generativa: ética e responsabilidade
Como aproveitar todo o potencial da tecnologia na educação para enriquecer o aprendizado. Segundo pesquisa global da Unesco, realizada com mais de 450 escolas e universidades, menos de 10% das instituições de ensino têm políticas institucionais e/ou diretrizes formais sobre o uso de aplicações de inteligência artificial generativa, sobretudo por conta da falta de regulamentações nacionais. [...]
Ler mais >
8 de maio de 2025
Tinkering: a abordagem criativa que transforma salas de aula
Imagine uma aula em que o erro é bem-vindo, os caminhos não são lineares e a curiosidade dos estudantes conduz a aprendizagem. Essa é a proposta do Tinkering, uma abordagem pedagógica que pode ser traduzida como “pensar com as mãos” e que ganha cada vez mais espaço nas discussões sobre metodologias inovadoras. O que é [...]
Ler mais >